AGU defende legalidade de decreto que indultou deputado
Daniel Silveira foi condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão
Daniel Silveira foi condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão
A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou hoje (10) ao Supremo Tribunal Federal (STF) manifestação favorável ao decreto do presidente Jair Bolsonaro que concedeu graça constitucional à pena do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). Para a AGU, o decreto foi feito dentro das prerrogativas constitucionais do presidente da República.
"Diante do exposto, tendo em vista que o decreto presidencial de 21 de abril de 2022 observou todos os parâmetros que lhe foram impostos pelo poder constituinte originário, não tratando de crimes vedados pela Constituição, entende-se que tal ato não padece de inconstitucionalidade, não havendo qualquer violação a direito fundamental", diz o parecer.
O decreto foi editado um dia após o deputado ter sido condenado pelo Supremo a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo.
Com a condenação, Silveira também foi apenado com a perda do mandato e a suspensão dos direitos políticos após o fim dos recursos, penas que podem tornar o parlamentar inelegível temporariamente. O deputado também deverá pagar cerca de R$ 200 mil de multa pela condenação.
Apesar da condenação, as penas não estão sendo cumpridas porque ainda cabe recurso. A manifestação da AGU foi enviada ao STF para instruir ações de inconstitucionalidade movidas por partidos contra o decreto.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Givaldo Alves, mendigo agredido por personal, foi condenado por sequestro
Bolsonaro lidera intenções de voto no Rio Grande do Sul, diz pesquisa
STF mantém decisão que negou pedidos para Lira analisar impeachment do presidente da Rep...
Humberto Martins declara apoio a Bolsonaro, alfineta Globo e fala em liberdade de express...
Leandro Santos - “Tem mais coisa para acontecer na questão da Petrobras”
O outro lado da foto, com Werick Araujo - LINDOS VERSOS EXPRESSIVOS
Coluna Destinos - Gestores do setor de entretenimento promovem em Salvador primeiro desfile de noivas desde o iníc...