Nuvem com formato de ‘nave espacial’ surge no céu de Brasília

Nas redes sociais, diversos internautas compartilharam registros do fenômeno e compararam o seu formato a uma “nave espacial”

Por Léo Brasil 19/01/2022 - 15:17 hs
Foto: Redes Sociais

Uma nuvem no céu chamou a atenção de quem passava pelo Distrito Federal, na terça-feira (18). Nas redes sociais, diversos internautas compartilharam registros do fenômeno e compararam o seu formato a uma “nave espacial” ou uma “explosão”.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o nome da nuvem é cumulonimbus, o fenômeno natural ocorre geralmente no verão. Segundo o meteorologista Heráclio Alves, a cumulonimbus nada mais é do que uma “nuvem cheia de raios”. “Durante o verão, ela [a nuvem] é muito mais comum e se forma quando ocorre elevados índices de temperatura e umidade”, explicou Heráclio ao g1.


Ainda segundo o meteorologista, a nuvem pode representar perigo para a aviação civil. “É uma nuvem bastante densa, bonita, mas bem perigosa, principalmente para a aviação civil. As aeronaves sempre desviam das rajadas de vento dessa nuvem, que são bastante intensas”, disse ao g1. No entanto, conforme o Aeroporto de Brasília, os pousos e decolagens aconteceram normalmente na terça-feira (18).